28 de jun. de 2010

Intenção e Ação




Quando me refiro a uma educação: das intenções as ações, estou me referindo aos variados caminho que a educação percorre atualmente e que, depende das intenções e ações educativas para alcançar um resultado desejado.
Foi pensando em Phylippe Perrenoud quando diz: (2000, p. 9): "Diferenciar o ensino é fazer com que cada aprendiz vivencie, tão freqüentemente quanto possível, situações fecundadas de aprendizagem". Isso me fez pensar nas várias oportunidades que podemos dar aos indivíduos para chegar a produzir conhecimentos e não só obtê-los como informação. Ao perceber o caminho que se dá ao desenvolvimento de habilidades em um indivíduo para que este possa movimentar seus “savoir-faire” e assim gerar competência, de fato, estamos falando de não apenas um novo olhar na educação, mas uma verdadeira ação no processo educativo formando um ser em sua totalidade e não simplesmente um discente-acadêmico.



Por isso e muito mais, este blogger, vem trazer experiências, ações, discussões e principalmente a intenção de fazer com que todos que nele acesse possa repensar sua prática, adquirir novas potencialidades e trazer suas sugestões para que juntos possamos mobilizar muitos conhecimentos na ação educativa através deste cyberespaço.









5 comentários:

Emerson_ac disse...

Muito bacana seu trabalho profªLusiane com de profªCris no laborátorio, blz de blog.

Educação: da Intenção a Ação disse...

Obrigada Emerson. Lembro que o trabalho mencionado por vc e que é uma postagem anterior, você fez parte da mesma turma em que eu e Cris fomos dupla.
Valeu! Visite sempre o blog e pode utilizar os recursos aqui existente se lhe for útil.
Lu

Silvio disse...

Você realmente é uma seguidora da sociologia das organizações e da educação de Perrenoud. È nítido que você leva esses princípios as práticas educacionais de forma diferenciada como dispositivos pedagógicos didáticos como uma variante mutável.

Temos pouco tempo trabalhando junto, mas no dia-a-dia vivencio esse seu comprometimento, dedicação e profissionalismo a cerca dessa proposta educacional. Parabéns moça!!!

Unknown disse...

a pró lusi sempre educando,e linda como sempre é claro

Anônimo disse...

Pró vc é incrivel!
Nunca te esqueci,
Bj Pri