9 de jun de 2011

Projeto: Brincando com a Matemática

Brincando com Matémtica no curso de Alfabetização



Título : Calculadora Mágica



Objetivo Geral:


* Desenvolver habilidades operacionais em adiçao e subtração com entendimento das unidades e dezenas.


Objetivos Específicos:

* Entender as classes de unidade e dezena;

* Formar números com dois algarismos;

* Identificar quantidade;

* Ter noção de adiçao e subtração;

* Realizar adição e subtração com suporte de material concreto.


Recursos:

1. Placa de ovos quadra e vazia;

2. Tampinhas de garrafa PET;

3. Papel ofício, drex. lápis de cor, cola, cartolina;

4. Feijão, continhas ou sementes duras;

5. Palitos para formar dezena;


Metodologia:


O passo- a-passo está indicado para cada dia e no fina de cada dia deve ter uma atividade de registri escrito em classe e para casa. Em anexo no final desta matéria.

Veja o passo-a-passo dessa atividade na matéria inteira.

Primeiro Dia:


Arrumar a sala em grupo de quatro. Cada aluno deve ter suas dez tampinhas. Neste momento começar a realizar situação problema. Exemplos:

Quantas tampinhas têm cada colega do grupo?

Quantas todos possuem juntos?

Vamos colocar cada unidade da tampinha na casa da unidade. Vejam que cada um possui 10 unidades de tampinhas. Explicar que a unidade é ormada por apenas um algarismos ( 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) e para formar 10 (dez) é preciso 2(dois)algarismos o número 1 e o número zero, então 10 (dez) é dezena.

Conceituar dezena em ( cada grupo de dez)

4. Neste caso, quantas dezenas cada equipe possui?


Em equipe os alunos agora irão juntar todas as tampinhas e depois agrupar de 10 em 10.

Pedir uma tampinha a cada aluno e mandar agrupar novamente.

1. Vocês conseguiram um agrupamento de 10 agora? Porque? Cada colega na equipe tem quantas tampinhas agora? Se vocês juntarem as tampinhas formarão quantos agrupamentos agoras? Quantas tampinhas sobraram? Quem é a dezena? Quem é a unidade?

2. Trabalhar o número 36 no QVL (quadro valor de lugar) D (dezena ) U (unidade)

Segundo Dia:


Texto : O que é dezena?

1. Atividade usando os dedos: Musica Polegares

2. Fazer o exercício com as mãos. Juntas e fechadas (dezena0 Juntas e abertas (10 unidades)

Terceiro Dia:




1. Pedi aos alunos que façam de 0 a 9 e colem nas tampinhas ( para este momento cada aluno deve ter dois agrupamentos de 10 tampinhas para formar de 0 a 9 duplicado num total de 20 tampinhas).



2. Ensinar os sinais + , - , =;


3. Fazer o trabalho com juntar e tirar (use a criatividade e realize várias atividades exaustivamente);


Quarto Dia

Passar para placa: iniciar agora a noção operacional, mas antes uma paradinha para organizar a placa. Usando tinta guache e pincel deixem as crianças pintarem a vontade para a placar ficar bem bonita e colorida.



Serão necessários (placa , tampinhas, feijão, palitos)




A placa já secou e com certeza está muito bonita. Agora o aluno deve pegar seus estojos com suas tampinhas já numeradas.


1. Ensine aos alunos a posicionar na placa a unidade a dezena, as parcelas das operações na horizontal, assim como o subtraendo e o minuendo;




2. Indique para eles a posição dos sinais e do símbolo de igualdade.

AGORA É SÓ BRINCAR!


Utilizando a placa os alunos podem brincar de fazer contas usando material concreto. Este brinquedo, na verdade, vai servir de material concreto para continuar o desenvolvimento de habilidades em unidades e dezenas e nas operações de adição e subtração.


Quinto dia:


Atividade com registro utilizando a alculadora mágica e para casa interagindo com a família (neste dia o aluno leva a calculadora mágica para casa com o texto da atividade bem trabalhado, a fim de envolver toda família na leitura e na brincadeira com as contas.


Créditos:

Escola da Rede Municipal de Ensino CRE São Caetano
Lindinalva Deiró Arouca ( professora do 1 ano/ Alfa)
Lusinae Carvalho da Silva (professora do 1 ano (Alfa).

4 comentários:

Fernanda Menezes disse...

Muito bom o trabalho.Maravilhoso você está sociabilizando com as pessoas, pois será muio interessante que outras professoras realize em suas aulas.Parabéns.

Cris Araujo disse...

Parabéns!! como sempre um bom trabalho.

Jaqueline disse...

Oiiii lusi saudades... Vc e o império fez parte da minha história. Excelente professora!!! Bjuuuus

Aline Cristiane disse...

Parabéns pelo trabalho realizado e obrigada por compartilhar o passo a passo. Sucesso!