17 de mai. de 2011

O Cenário da Educação Pública no Brasil

Professora Amanda Gurgel (RN) silencia toda cúpula de deputados e da Senhora secretaria de Educação ao apresentar o verdadeiro cenário da educação não apenas de sua região, mas que é, sem dúvida de todo o país.




É desse tipo de políticas públicas que eu acredito ser possível, pelo menos, de levar a tona todas as nossas angustias 'pela situação da educação, especificamente, do que vive o professor. Assim, como esta professora, nós também devemos colocar em audiências públicas, pois as assembléias não têm o público a quem se destina nossa fala. Lá não estão os senadores, deputados, vereadores. Precisamos colocar nossa situação pelas vias das políticas públicas de forma geral e não apenas pelos momentos de assembléias onde o público somos nós mesmos.

Quem sabe depois da fala de Amanda nossos dirigentes ao menos nos respeitem mais!
Minha grande preocupação é que este ato político se torne uma literatura da aexcelência do educador pela mídia, onde de forma astuta pode chamar atenção do públic não pra o teor muito bem apresentado, mas pela beleza e seriedade do conteúdo exposto.

Peço a todos que virem este vídeo que torne isso um ato político e não uma mera situação para a mídia ficar usando como atrativo visual desviando a atenção do teor do discusso da rof. Amanda que é a fala de todos nós educadores.

Assim, acredito que devemos unir forças através da divulgação, mas também da confirmação e complementação deste discurso. Explanar, expor, mostrar, falar, enviar, reformar, confirmar, agir, rebelar, ousar, politzar... são verbos que devemos, agora aproveitar para conjugar juntos!

Confira este bom exemplo de nossa colega:

2 comentários:

Projeto Trilha da Humanidade disse...

Cara Profª Lusiane,

Matéria muito interessante e que nos impulsiona a exercer nossa cidadania, lembrando a necessidade de apontar para a comunidade e os poderes públicos a necessidade de pensar,rediscutir e investir em educação, bem maior para construir um país realmente significativo.

Parabéns pelo blog,

Prof. Cleidson

Educação: da Intenção a Ação disse...

Agora é hora de aproveitar a repercussão deste vídeo para reforçar o ato político iniciado, a fim de, pela primeira vez, conseguirmos, realmente, mudar o cenário da educação brasileira. Se não mudar pelo menos fazer diferente. Iniciar a mudança!

Juntos!