24 de nov. de 2010

Projeto Aymará: Livro Azul: DE Quem é a Vez?

A Rede Municipal de Ensino da Cidade do Salvador tem buscado a qualidade através de projetos inovadores e, Cidade Educadora, é um deles.

Através da Cidade Educadora o Projeto AYMARÁ chegou até as salas de aula com suas coleções que vão desde o 1º ao 5º ano. Cada seguimento possui uma cor de livro que comporta dois volumes com duas histórias cada volume.

Sou professora do 3º ano Fundamental I e, portanto, minha turma recebeu a coleção azul com as seguintes histórias:

 Tem Novidade no Ar;
 De Quem é a Vez;
 Um outro jeito de olhar?;
 Nosso lugar, qualquer lugar;

Bom! Nesta matéria vou falar um pouco do livro “De quem é a vez”. Na verdade todos tiveram um tom especial, porém de quem é a vez trouxe para a turma do 3º ano matutino um dia especial. A partida de futsal.

Quem tem direito a quadra aos domingos é o tema dessa história que também apresenta dois personagens parecidos entre si, mas um pouco o diferente dos demais, que acabaram encontrando a solução para o impasse entre os meninos e meninas.

Site: WWW.aymara.com.br consultado dia 24 de novembro de 2010 as 21:10 h



Na verdade as discussões em minha turma tomaram outra dimensão, pois eles nem se quer têm uma quadra de verdade e o espaço de brincar são ocupados por carros por não possuir estrutura para eles brincarem (chão, mato, pedregulhos e assim impróprio para eles). Meu aluno “C” logo disse:

_ Pró a Prefeitura podia fazer uma quadra aqui pra gente brincar lá no fundo!

Os demais se motivaram na fala de “C” e começou a discussão: Porque não temos quadra? – Foi quadro eu disse que podíamos improvisar iria ver uma possibilidade e logo falaria com eles.

Em casa pedi a meu esposo (Sandro) que é auxiliar de Educação Física e tem grupos de futsal, para ir até a escola fazer uma partida de futebol com os meninos. Ele nem pensou duas vezes, então marcamos para terça-feira. Na segunda quando cheguei falando foi a maior alegria.

Chegou o dia, finalmente! Teve gente que veio de chuteira e tudo. V e M chegaram à escola muito cedo. Fizemos uma quadra usando cal e areia e colocamos uns torniquetes para fazer o gol. Quanta alegria! Brincaram sem se quer sentir cede e vontade de ir ao banheiro – isso foi inédito- “P” meu aluno especial estava altamente normal e feliz. Foi maravilhoso. Confira o slide e algumas fotos desse momento. Os nomes dos alunos foram preservados e as fotos são apenas as autorizadas pelos pais.




 

Um comentário:

Cris Araujo disse...

Oi Lusi ficou jóia, vou aproveitar a idéia para minha turma no próximo ano. (Acredito que vou ser 3º ano rsrsr).
bjos